Como trocar o cooler do seu notebook

Travamento, lentidão ou desligamentos súbitos? Esses são alguns sinais de que algo não está funcionando como deveria na sua máquina. A maioria dos usuários costuma associar esse tipo de situação ao sistema operacional Windows, no entanto há uma peça que merece uma atenção especial: o cooler

Os coolers, também conhecidos como “fans”, “ventiladores” ou “resfriadores”, são responsáveis pela retirada do máximo de calor gerado pelo processador e por outros componentes eletrônicos.

Um dos problemas que podem fazer os resfriadores não funcionarem corretamente é o superaquecimento das peças internas, que acaba acarretando uma série de dificuldades aos usuários.

Quando isso acontece, há duas soluções para resolver o problema:

Manutenção

A primeira delas é realizar a manutenção do componente. Será necessário limpá-lo bem, eliminando qualquer tipo de sujeira que possa estar impedimento o seu funcionamento. Saiba como realizar o procedimento de limpeza aqui.

Depois disso, verifique se há algum cabo travando a circulação de ar dentro do notebook. É indicado também trocar a pasta térmica.

Se mesmo após a limpeza, verificação e troca o notebook continuar superaquecendo, será necessário passar para a segunda solução: a troca do cooler.


Preparamos um tutorial que poderá lhe ajudar na troca do cooler. Confira!

Materiais necessários

– 1 chave Philips

– 1 pulseira anti estática**

– 1 espátula plástica

– 1 pincel

Importante: Para evitar descargas eletrostáticas que podem danificar os componentes eletrônicos é aconselhável o uso de uma pulseira anti estática

1º Desmonte o notebook

A troca do componente é um processo bem simples, mas que exige bastante cuidado, atenção e paciência. Antes de iniciar o processo de limpeza, localize as saídas de ar do seu aparelho. Na maioria dos notebooks, os coolers podem ser facilmente localizados na parte de baixo do notebook.

Com cuidado, remova a tampa e os parafusos do notebook.

Depois de remover a tampa, se necessário retire também o dissipador, placa de memória e outras peças para visualizar o cooler, que se trata de um componente de plástico com uma ventoinha).

2º Troque a peça

Agora sim, com o cooler identificado, solte os parafusos que seguram a peça no local.

Depois de soltar a peça, troque-a pelo novo componente compatível com o seu notebook. Para saber se o seu novo cooler é compatível, leia o último bloco deste texto.

Para finalizar o procedimento, coloque todas as peças retiradas no local novamente. Não esqueça de reconectar o cabo de força da ventoinha à placa mãe.

Obs: lembramos que existem diferentes modelos de notebook no mercado, portanto o seu notebook pode não apresentar as mesmas configurações do aparelho apresentado neste tutorial.

Como comprar um cooler para notebook?

Você pode encontrar o cooler compatível com o seu aparelho através do modelo do seu notebook ou pelo Part Number, código que pode ser encontrado em uma etiqueta localizada no próprio componente.

A bringIT Comércio Eletrônico oferece diferentes modelos e marcas de coolers originais e OEM (termo que em português significa Fabricante Original do Equipamento), produtos que não são fabricados para a venda direta ao consumidor. O cooler OEM é exatamente idêntico ao que já vem na máquina, com as mesmas especificações técnicas. As principais diferenças são o selo da marca fabricante e o preço reduzido.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles