Por que a fonte de notebook aquece enquanto carrega?

Tempo de leitura: 2 minutos

Já reparou que ao carregar, a fonte de notebook normalmente aquece? Quer saber se isso é um problema ou não? Nós do blog bringIT contamos para você!                                                           

Não é difícil conhecer casos de pessoas que tiveram o carregador do notebook queimado, “inchado” ou, em casos mais extremos, até mesmo explodido. Por isso, muitas pessoas ficam preocupadas ao notar que, ao carregar, a fonte fica bem quente.

Na verdade, é normal ter um pouco de aquecimento, pois é próprio do funcionamento interno das fontes. Mas, se você perceber que esse aquecimento está maior que o normal, é preciso ficar atento e fazer alguns testes para identificar a causa do problema.

Foto de uma fonte de notebook preta derretida por aquecimento
Aquecimento fora do normal pode danificar a fonte de notebook.

5 Dicas para saber se a fonte de notebook está quente demais

Se a fonte do seu notebook está apresentando um aquecimento anormal, recomendamos que faça os seguintes testes:

1. Observe se existe algum dano no carregador

Esses danos podem aparecer como rachaduras, fio desencapado ou quebrado.

2. Veja se o conector DC Jack está danificado

Essa peça pode ser responsável pelo super aquecimento da fonte de notebook.

Dica: Saiba o que é o DC Jack e como consertá-lo

3. Verifique a compatibilidade entre a fonte e o notebook

Observe fatores como a voltagem, tensão e a amperagem. Se as configurações do notebook forem, por exemplo, 19V 3,42A (65W) e o carregador for de 19V e 2.1A (40W), não terá um fornecimento necessário de energia, podendo ocasionar a queima da fonte.

Estas dicas valem para qualquer marca de notebook, como Acer, Dell, HP, Positivo, Lenovo e muito mais.

Leia mais: Posso usar uma fonte com amperagem diferente?

4. Não utilize o carregador em locais muito quentes

Isso não significa que você não pode carregar o notebook em cidades com clima muito quente, mas sim que deve evitar locais que propiciem o aumento do calor, como embaixo de cobertores ou no sol.

5. Verifique o uso do processador do notebook

Se você estiver exigindo bastante do processador do notebook, é normal que a fonte esquente um pouco mais do que o normal, mas isso não oferece nenhum dano ao equipamento. Neste caso, fique tranquilo ao notar o aquecimento.

Utilize apenas produtos de qualidade para evitar o aquecimento da fonte de notebook

Para evitar problemas, é importante fazer o uso da fonte de maneira adequada. Utilizar somente se for compatível ao modelo do seu eletrônico, se não estiver apresentando nenhum problema físico, além de não deixa-lá em lugares que aumentem o calor.

E, não esqueça, caso apresentar algum defeito na sua fonte, nós da bringIT temos uma equipe de especialistas em peças e acessórios para notebooks à sua disposição 😉

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário 😉

bringit

4 Comentários


  1. Olá, boa tarde. A fonte do meu notebook aquece bastante enquanto o mesmo carrega. Porém ele se encontra em perfeito estado, bem conservado, é original e fica em ambientes com temperatura adequada. Eu gostaria de saber se esse aquecimento é normal?


  2. Olá! É normal um aquecimento, mas não demais. Caso você perceba que é muito alto, é preciso levar em um técnico para verificar, pois a fonte pode estar apresentando defeito. :/


  3. Olá. Minha fonte está com uns estalos, parecendo um tic tac, daqueles de relógio de pulso ou aqueles de cerca eletrica, só que com uma escala bem menor, claro. Sabe dizer o que pode ser? Meu notebook é um acer nitro V. Minha tomada é aterrada e uso filtro de linha da clamper com dps


  4. Olá Junior, tudo bem? Se está tudo certo com a rede elétrica e já fez os testes em outra rede elétrica, parece que a fonte está com problema mesmo! O ideal é levar a uma assistência para verificar essa anormalidade na fonte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *