Tirar a bateria do notebook e usar na tomada é bom? Mitos e verdades

Tempo de leitura: 3 minutos

Tirar a bateria do notebook e deixá-lo na tomada aumenta a vida útil. Isso é um mito ou verdade? Saiba essa e muitas outras respostas neste post!

Tirar a bateria do notebook e usar na tomada aumenta a vida útil do equipamento

VERDADE!

Existem duas formas de verificar e justificar essa afirmação. A primeira é utilizando o notebook COM bateria. A segunda é utilizando SEM a bateria.

Notebook na tomada COM bateria

Os notebooks mais novos no mercado possuem sistemas de proteção da bateria, eles detectam e controlam o nível da bateria no aparelho.

Ao chegar a 100% de carga, o notebook para o fornecimento de energia pela bateria e desativa o dispositivo, passando utilizar só a energia da fonte ligada na tomada.

Vários notebooks possuem leds que podem informar que seu notebook está utilizando a energia da bateria ou a da fonte.

É aconselhável utilizar o manual do aparelho para localizar e saber se o seu notebook possui o led. Um Exemplo de como o seu Led funciona, indicando o status da bateria:
Vermelho: Carregando
Verde: Utilizando Energia da Fonte

Fotografia do canto inferior esquerdo de um notebook com adesivo Windows 7 e Intel Celeron e painel de luzes indicadoras de bateria
Led Inferior Indicador de Níveis

Quando você Liga o notebook e está indicando menos de 100% da carga, então ele ficará com a cor vermelha, pois está carregando a bateria.

Depois de carregar 100%, ele acende uma luz verde,  pois estará usando a energia da fonte. Essa função do notebook ajuda a poupar a vida útil da bateria, repousando-a e utilizando outra energia.

Vantagem: Você poupara os ciclos de carga da bateria.

Dica valiosa: na bringIT você encontra ótimas baterias para reposição e com ótimo custo-benefício.

Notebook na tomada SEM bateria

Utilizar o notebook sem a bateria é uma opção possível. Apesar disso, você deve lembrar de seguir algumas indicações para preservar sua bateria.

A primeira delas é a remoção.

  • Primeiramente, deixe-a com carga de até 60%. Existe uma placa que controla o sistema dentro da bateria e ela consome energia aos poucos para garantir o funcionamento, por isso a necessidade dessa carga.
  • Desligue seu aparelho, feche-o e tire-o da tomada. 
  • Retire a bateria e guarde-a em um pacote plástico anti-estático e lacre, para que não haja contato com a poeira. 
  • Guarde a bateria em um local que fique entre no mínimo 5ºC e máximo de 25ºC.
  • Evite ficar sem usar sua bateria por mais de 15 dias.

Vantagem: Poupa a vida útil da bateria, mas é preciso seguir as indicações de cada aparelho.

Desvantagem: Perde-se a proteção do notebook. A bateria serve como um No-Break, uma reserva. Se acontecer alguma oscilação de energia você ficará sem essa função. Além do mais, esquecer de utilizar sua bateria pode prejudicar a sua vida útil.

 Conclusão do mito

Use seu equipamento da forma como achar viável, lembrando sempre de se precaver e de tomar os devidos cuidados com os aparelhos. Baterias e Notebooks foram feitos para serem usados. Aproveite-os!

Se mesmo assim  sua bateria para notebook não está dando conta do recado, pode ser a hora de trocar seu produto.

Consulte o nosso site somos especializados na venda de baterias para notebooks, realizando a entrega em todo o país.

Quer saber mais sobre uso do notebook na tomada? Veja este vídeo:

4 Comentários


  1. Meu notbook é da hp modelo: ProBook 6460b CORE i5 Windows7, neste modelo como vc me diria para utilizar, com ou sem a bateria? ou eu não preciso tirar a bateria para usar conectado na tomada? Abraços e obrigada desde já.


  2. Olá Lara,

    Sempre damos o conselho para se utilizar o notebook com a bateria, pois os notebooks mais novos (como o seu) possuem sistemas de proteção da bateria, eles detectam e controlam o nível da bateria no aparelho. Ao chegar a 100% de carga, o notebook para o fornecimento de energia pela bateria e desativa o dispositivo, passando utilizar só a energia da fonte ligada na tomada. Dessa forma, não faz nenhuma diferença na vida útil da bateria guardar ou não ela enquanto se utiliza na tomada. Boa Sorte com o seu novo Notebook!!


  3. quanto tempo devo deixar a bateria carregando em sua primeira utilização

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *