7 dicas imperdíveis para limpar o seu notebook

Tempo de leitura: 2 minutos

Limpar o notebook periodicamente é fundamental para garantir uma vida útil maior ao dispositivo móvel. O acúmulo de pó ou sujeira pode prejudicar a utilização do seu aparelho, além de causar problemas de funcionamento.

Lembramos que ao realizar a manutenção do notebook você deve tomar alguns cuidados para garantir que nenhum componente seja danificado. Para lhe ajudar, apresentamos 7 dicas imperdíveis para realizar a limpeza do seu notebook.

1º Consulte o manual

Antes de iniciar a limpeza, é muito importante consultar o manual do produto. No documento há dicas e instruções básicas para realizar a manutenção adequada do aparelho.

Desligue o aparelho

A ação serve para não correr o risco de apertar alguma tecla sem querer ou acionar algum comando que possa causar dano a sua máquina.

3º Utilize materiais e produtos específicos

Utilize um pano macio (que não solte fiapos), cotonete, pincel de cerdas macias e água. A melhor dica para limpar teclado, por exemplo, é a utilização de mini aspiradores que ajudam eliminar a sujeira entre as teclas.

alcool-isopropilico-110ml-c-bico-implastec_1_1200

Já para realizar a limpeza de telas, utilize produtos específicos que você pode encontrar em lojas de produtos eletrônicos. É possível utilizar também álcool normal ou álcool isopropílico em pequenas doses. Lembre-se de nunca espirrar nenhum líquido diretamente na tela, utilize sempre um pano.

4º O que você não deve utilizar

Não utilize panos ásperos, produtos de limpeza multiuso ou qualquer produto abrasivo. Caso você utilize substâncias especiais, não as aplique diretamente no notebook. Aplique-as sobre um pano primeiro.

5ª Não esqueça de limpar as entradas de componentes e saídas de ar

77138

Para remover a sujeira das entradas de componentes, utilize um cotonete e esfregue com delicadeza. As saídas de ar também merecem uma atenção especial, pois elas permitem que o ar quente saia do computador. Normalmente elas ficam na parte de trás ou na lateral do notebook. Evite utilizar o ar comprimido para limpá-las, já que ele pode direcionar a sujeira para dentro do notebook.  A melhor opção é utilizar cotonetes e um pincel fino na grade até remover toda a sujeira.

Limpe a parte externa do aparelho

60215

Use um pano levemente umedecido com água para limpar a parte externa do aparelho. Na hora de limpar a parte de trás da tela, tenha cuidado, pois o componente é sensível. Faça a limpeza com movimentos leves. Por último, utilize um pano seco e macio para garantir que nenhuma área fique úmida.

  Mantenha o seu notebook protegido da sujeira

Para reduzir o acúmulo de poeira e sujeira, você pode utilizar uma capa protetora enquanto o notebook não está sendo utilizado.

Fontes: Blog bringIT, Tecmundo

2 Comentários


  1. Usei meu notebook, durante muito tempo, com a bateria já exigindo troca.Não carregava mais.
    Usava o carregador com a bateria instalada, sem nenhum problema. De uns tempos para cá, o
    aparelho volta a RELIGAR, quando desligo. Troquei a bateria, mas, quando uso o CARREGADOR
    o problema continua. Só com a bateria, sem o uso do CARREGADOR, funciona normalmente.
    Seria algum problema com o carregador ?

    Marca do produto.: DELL inspiron 15-1545-321.
    Antecipo meus agradecimentos.


  2. Olá Antonio! Não, provavelmente seu notebook esteja configurado com alguma informação para não desligar enquanto estiver carregando, por gentileza, acesse o painel de controle e depois as suas opções de bateria e verifique se não existe alguma informação que esteja assinalada com relação a isso. Qualquer dúvida estamos à disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *