8 dicas para diminuir o cansaço visual pelo uso do notebook

Tempo de leitura: 2 minutos

Ficar horas em frente ao computador já virou um hábito na vida de muitas pessoas. Assim como as consequências desse novo comportamento também já se tornou algo comum para os internautas. Ardor, queimação,  ressecamento, desconforto, cansaço visual e até lacrimejamento, são as principais queixas.Esses sintomas são chamados de Síndrome do Uso Excessivo do Computador.  Se você se identificou com as situações relatadas, não se preocupe, esse tipo de ocorrência é cada vez mais normal hoje em dia. No entanto, não há motivo para preocupação, pois a síndrome não chega a causar danos maiores para os olhos, alertam os especialistas. Apesar disso, o desconforto causado por esse hábito pode ser evitado, basta seguir algumas dicas. Pensando nos usuários que não podem se livrar do uso diário do notebook, a bringIT apresenta 8 dicas para diminuir o cansaço visual pelo uso do notebook.

 1. O usuário deve ficar alguns minutos longe do computador e fora da mesa de trabalho, se possível, a cada hora.

2. Caso não possa deixar a mesa, é recomendável, fechar os olhos e relaxar por alguns minutos.

3. Caso o local de trabalho seja próximo a uma janela por onde entre muito sol, é conveniente ajustar cortinas ou persianas para que as luzes não interfiram diretamente no monitor.

4. Evite trabalhar em locais  escuros, pois o monitor parecerá um farol no meio da escuridão. Os olhos terão de fazer força para enxergá-lo, por conta do contraste entre a ausência e a presença de luz intensa ao mesmo tempo.

5-  Diminua a luminosidade e o brilho do computador. O ajuste poderá melhorar a qualidade de vídeo e o conforto visual.

6. Outra opção são óculos de descanso para uso enquanto se trabalha no computador. São uma boa alternativa para atenuar o cansaço visual, mas seu uso é individual e requer recomendação médica.

7-Filtros e escudos antibrilho para monitores podem ser de vidro óptico ou polarizado, servindo para telas CRT, telas planas ou laptops. Pode-se ainda optar por coberturas anti-estáticas, que repelem poeira.

8. Tamanhos de fonte também podem ser ajustados para facilitar a leitura. Caso seja necessário se inclinar em direção à tela para ler o texto, é melhor aumentar um pouco o tamanho das letras.

Essas foram apenas algumas dicas simples para diminuir o cansaço visual pelo uso do notebook, se os problemas persistirem, o mais indicado é  consultar um oftalmologista.

Fonte G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *