A bateria do meu notebook está viciada, o que eu faço?

Tempo de leitura: 2 minutos

Esse termo bateria para notebook viciada, infelizmente é incorreto atualmente. Mas, o que pode estar ocorrendo é que a vida útil da bateria do seu notebook esteja chegando ao fim.

O termo de bateria viciada surgiu das pilhas de níquel, que foram as primeiras baterias utilizadas. Essas fontes de energia possuíam o efeito chamado de memória, já que não tinham um total controle de carga e descarga da pilha.

Esse efeito fazia com que a bateria “memorizasse” um valor de carga de forma errada, caso o carregamento da bateria fosse interrompido antes de terminar por completo. Fazendo isso repetidas vezes (Carregar a bateria com determinada quantidade de carga parcial) faz com que o as células internas e a placa controladora “se acostume” a receber somente uma porcentagem parcial de sua carga total, ou seja, ele ficará “viciado”. Com este processo, qualquer bateria que fosse perdendo seu poder de armazenamento de energia foram que costumamos chamar de “viciada”.

Porém vele ressaltar, essa tecnologia ainda é utilizada, mas nos notebooks elas foram substituídas.

Hoje, as baterias dos nossos notebooks não viciam porque são de íon lítio, tipo de bateria que não apresenta esse terrível efeito memória. Esse tipo de abastecimento de energia íon lítio funciona por meio de ciclos de carga, dessa forma não importa se você carrega sua bateria com 40% ou ..70% de energia, ela será recarregada da mesma forma, sem perder nada do seu desempenho.

Cada ciclo de carga corresponde a um carregamento e descarregamento por completo. Uma bateria para notebook possui uma vida útil de 350 a 400 ciclos de carga. Dessa forma, indicamos que você nunca deixe a sua bateria chegar o ao fim da carga (equivalente a 9%), pois agindo assim ela irá perder um ciclo completo de carga.

Mas o que eu faço para que a bateria do meu notebook não fique “viciada”?

  • Utilize seu notebook de forma correta e em locais apropriados
  • Sempre que possível faça a limpeza e manutenção
  • Se precisar transportar o aparelho desligue-o
  • Faça um equilíbrio de uso entre a tomada e a bateria
  • Cuidado com os vírus
  • Descanse o aparelho após muitas horas de uso
  • Nunca deixe que a bateria chegue a níveis críticos de energia

Se, mesmo depois de todas essas dicas e informações sobre a bateria do seu notebook ele continua com um baixo desempenho, acreditamos que é a hora de trocar a bateria e dar uma vida extra ao seu aparelho. Consulte em nosso site, somos especializados na venda de baterias para notebook realizando a entrega em todo o Brasil e dando 1 ano de garantia em nossos produtos.

bateria

4 Comentários


  1. Muito obrigado pela orientação, agora por favor se possível como faço para adquirir nova bateria,
    Grato, Jailton Fernandes


  2. Olá, Jailton!

    Você pode dar uma olhada no nosso site http://www.bringit.com.br. Temos diversas opções de bateria. Caso você tenha alguma dúvida do modelo de bateria compatível com o seu note você pode entrar em contato com a gente ou com a nossa equipe especializada 🙂


  3. O que fazer qdo meu computador só funciona se ligado à tomada? Será q tem como trocar a bateria??


  4. Olá Vera, tudo bem? As baterias possuem tempo de vida que são medidos em ciclos. É natural que depois de um período de uso ela deixe de funcionar como nova, por isso, no seu caso é aconselhável que você faça a substituição da bateria do seu notebook. A bringIT pode te ajudar a como identificar a sua bateria e indicar qual é a compatível com o seu aparelho. Para isso, basta entrar em contato em um dos nossos canais que a nossa equipe de atendimento, eles podem tirar todas as suas dúvidas!

    Chat do Facebook: http://www.facebook.com/bringitce
    Chat do nosso site: bringit.com.br
    E-mail: atendimento@bringit.com.br
    Telefone: 0800 052 9292

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *