Como comprar um notebook ?

Tempo de leitura: 4 minutos

Os notebooks se tornaram dispositivos indispensáveis para muitos usuários, devido à sua mobilidade e simplicidade em relação aos antigos desktops, também conhecidos como computadores de mesa. No entanto, a praticidade dos notebooks, proporcionou uma variedade de características e novas funções.

E claro, isso deixou muitas pessoas que não são especialistas no assunto com diferentes dúvidas. Mas não se preocupe, neste post apresentamos algumas características principais que devem ser analisadas na hora de comprar um notebook.

 Qual é o melhor Processador?

 Um dos principais componentes do notebook é o processador, responsável pelo desempenho do equipamento. A melhor escolha dependerá da sua necessidade.

Atualmente há duas grandes marcas de processadores: Intel e AMD.

 Intel

A marca Dell tem como principais produtos, os modelos Core i3, Core i5 e Core i7.

 O Core I3  é ideal para realizar atividades básicas sem dificuldades, como navegar pela Web, acessar processadores de textos e planilhas (Word, excel). O Core I3 também possui uma versão “melhorada, disponível em alguns modelos,que permite realizar atividade pesadas com edição de vídeos, desde que os arquivos não sejam tão grandes.

 Com o Core I5, o usuário já pode realizar diferentes atividades simultaneamente, sem comprometer o desempenho da máquina. O chip é nível intermediário e pode ser encontrado no mercado por menos de R$ 1,8 mil

 Já o processador I7, é voltado para jogadores e profissionais que necessitam de um notebook com alto  desempenho. Com ele, é possível rodar tudo que você imagina,desde jogos de última geração até aplicativos de vídeos e edição de imagens, sem nenhuma dificuldade.

 AMD

 Durante muito tempo, a marca AMD foi conhecida por disponibilizar opções de processador com APU e GPU integradas para utilização de jogos, porém atualmente há modelos que atendem diversos tipos de usuários.

 Os modelos atuais da AMD são, em ordem de desempenho: Dual-Cores; C Series, E1 e E2; e Quad-Cores; A4, A6, A8 e A10. Sobre a qualidade do processadores,  é uma alternativa boa e barata. Ainda assim, antes de comprar vale a pena conferir a opinião de outros usuários sobre cada modelo de processador.

Tamanho ideal de memória RAM?

 A memória RAM permite o acesso aos arquivos armazenados no computador temporariamente. Trata-se da leitura de arquivos requeridos, de acordo com a necessidade do usuário. Assim, cada vez que você inicia uma atividade, como utilizar a internet e abrir diferentes abas de um navegador, a memória RAM está sendo consumida.

 Por exemplo, o Firefox com 9 janelas abertas chega a consumir mais de 500MB de memória RAM. Logo, ao comprar um notebook com apenas  2 GB de RAM, você terá pouca memória disponível para outras tarefas.

 O ideal é adquirir um notebook com pelo menos 4 GB de memória RAM para um bom desempenho. Para memória RAM,  a melhor dica é: quanto mais, melhor.

Obs: No entanto é necessário observar que os sistemas operacionais(Windows, Linux) possuem limitações quanto ao gerenciamento da memória RAM. Por exemplo, os sistemas 32btis gerenciam no máximo 3.1GB de memória, enquanto os sistemas 64bits podem gerenciar mais de 4GB tranquilamente.  Para evitar perdas, para os sistemas 32bits utilizar no máximo 4GB significa ter memória o suficiente, sem perdas.

E o tamanho do HD?

Diferentemente da memória RAM, o HD armazena dados permanentes. Ou seja, arquivos pessoais, como fotos, trabalhos, entre outros. Neste caso, a dica não é a mesma que demos ali em cima “quanto mais, melhor”. O usuário deve analisar a segurança dos dados armazenado, pois há risco do aparelho ser roubado ou danificado. Armazene apenas os arquivos que você julgue esseciais para o desempenho de tarefas diárias no seu notebook. O restante pode ser guardado em programas que utilizem nuvem de dados como Dropbox, SkyDrive e Google Drive. Há ainda a alternativa de utilizar um HD externo, que poderá servir como um backup de todos os arquivos

 Marca e modelo

 Não temos como indicar as melhores marcas ou modelos, pois cada usuário tem uma experiência diferente com um mesmo produto. Por isso, antes de comprar um notebook pesquise, pesquise bastante. Procure por reviews e analise o custo-benefício do aparelho, de acordo com as suas necessidades.

 Esperamos que nossas dicas possam de ajudar na hora de comprar um notebook.  Caso tenha alguma dúvida, compartilhe conosco, deixe sua opinião nos comentários!

2 Comentários


  1. Grato, pelas dicas Dannyelle me ajudou mt.


  2. Boa tarde, Antonio!

    Agradeço seu contato conosco! Sempre que precisar, estamos à disposição.
    Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a gente no Facebook 🙂

    Att,
    Danyelle
    Equipe de Atendimento bringIT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *