Qual notebook devo comprar?

Tempo de leitura: 8 minutos

Se você está interessado em comprar um notebook mas ainda não sabe ao certo qual escolher, hoje nós vamos apresentar alguns modelos diferentes de notebooks que combinam com cada perfil de uso. Para descobrir qual é o seu é só continuar assistindo.

Diante da infinidade de modelos no mercado fica um pouco difícil de escolher um bom notebook que atenda às suas necessidades, não é mesmo? Principalmente se você acredita que não conhece muito sobre computadores e suas configurações. Por isso, vamos falar sobre algumas dicas que podem ser interessantes na hora dessa escolha e também indicamos um notebook para cada uma das categorias que listamos. Bora conferir?

Independente do modelo, preste atenção no SSD

A verdade é que hoje em dia, um notebook para ser bom precisa de um SSD, não tem muito jeito. Falamos muito de performance, e quem está procurando um notebook básico talvez nem se preocupe em equipar o seu notebook, isso porque muita gente ainda acha que os 1TB de memória são melhores do que um SSD de 128 ou 256GB, mas não é bem assim que funciona. Confira quais as principais diferenças e entenda por que o SSD é melhor que o HD. E aí você se pergunta, se um SSD é essencial para uma boa usabilidade, por que notebooks mais simples não vêm de fábrica com um?

Isso se explica por duas questões: a oferta nacional desse produto ainda têm problemas, o que acaba custando mais e também porque o nosso mercado não é lá tão exigente com as configurações dos notebooks.

Como instalar o SSD no notebook

1- Notebook básico para estudos

Quem procura um notebook com uma boa tela para assistir filmes, navegar nas redes sociais ou usar ferramentas básicas como editor de texto tem um leque enorme para escolher o seu notebook. Por um lado tempo o preço, que na maioria das vezes é atrativo mas não se deixe levar apenas por esse ponto. Tome cuidado ao escolher, principalmente, notebooks com uma memória RAM muito pequena. Lembre-se: menos de 2GB é só para quem tem muita paciência, porque com essa velocidade, sistemas operacionais mais novos não vão rodar nada bem.
Outros pontos interessantes a serem observados também, são:

  • Quantidade de slots disponíveis para upgrade;
  • Dê preferência a processadores mais atuais também, eles vão ser bem mais úteis e vão garantir o funcionamento mais fluído do seu notebook por mais tempo.

Como indicação de modelo, temos o recém lançado notebook Samsung Flash.

Resultado de imagem para notebook samsung flash
Imagem: TechTudo


Falando de um dos pontos que mais chamam a atenção nesse modelo que é o design. Ele tem essa aparência mais voltada para o público jovem, possui plástico em soft touch com texturas diferentes e botões que lembram uma maquina de escrever. Super leve com seus 1.4kg, um pouco maior que um caderno universitário. É bom lembrar que este notebook é bem favorável para universitários, desde que não precise usar nenhum programa mais pesado como Autocad ou Pacote Adobe, tá?

Como é um clássico da Samsung, a tela é um dos pontos fortes desse modelo, são 13,3” com resolução Full HD, com tecnologia IPS que proporciona uma melhor visualização dos ângulos e cores mais nítidas.

No armazenamento temos a opção de 64 e 128GB apenas, e aí que tá onde esse notebook fica mais acessível, isso porque ele usa memória eMMC, uma espécie de memória flash que está entre o HD e o SSD no quesito desempenho.

Qual a diferença de um HD para um eMMC?

Como o foco aqui é economia de materiais e de espaço físico, os únicos slots que temos aqui são uma entrada para SSD M.2 para compensar a memória RAM de 4GB soldada na placa, deixando o notebook um pouco limitado. E já que estamos falando em economia, a duração da bateria é um excelente ponto.

2- Notebook para trabalho

Geralmente, as principais características que são bem-vindas para um notebook que possivelmente vai viajar bastante, visitar vários ambientes diferentes e tudo isso se comportando da forma esperada são: portabilidade e desempenho. E como unir isso em um só aparelho?
Nossa dica é olhar com mais carinho para notebooks com processadores a partir do Intel i5, que são configurações mais robustas e se caracterizam como bons intermediários, capazes de rodar ferramentas sem muitas interferências, aguentar várias abas de navegador abertas ou mesmo não travar em uma apresentação importante.


Para essa categoria, escolhemos o Dell i15-3567

Resultado de imagem para Dell i15-3567
Imagem: Dell


Se você está em busca de um notebook que dê conta de programas específicos de programação, como servidores WEB ou programas para gerenciar bancos de dados, investir em um computador intermediário pode ser a melhor escolha.

Temos aqui um processador Core i5 de 7ª geração, com 2TB de armazenamento e 8GB de memória RAM, suficiente para manter vários aplicativos abertos ao mesmo tempo, este notebook Dell cumpre bem esses requisitos e é um bom computador para programar.

As principais características do notebook, são:

  • Tela HD de 15.6 polegadas
  • Processador Intel Core i5 de 7ª Geração
  • Memória RAM de 8GB
  • HD de 2TB
  • Placa de vídeo integrada
  • Windows 10

3- Notebook gamer de entrada

Na hora de falarmos de jogos, aí a pesquisa e comparação é ainda mais intensa. Há um tempo atrás nem tínhamos bons notebooks que poderiam de fato se caracterizarem como notebooks gamer, isso era posto de PC’s.

Assim que os primeiros modelos saíram, algo além do desempenho chamou a atenção: o preço. Se você está pensando em investir em um notebook gamer, vá preparando o bolso. Suas configurações são invejáveis, são notebooks muito robustos e completos e geralmente adotam um visual bem característico, mais colorido e agressivo, o que pode não agradar muito se você está procurando um aparelho que vai oscilar entre as suas reuniões de trabalho e seu tempo de lazer.

Com um design mais discreto e com status de notebook gamer de entrada, recomendamos o Lenovo Legion Y530

Resultado de imagem para Lenovo Legion Y530
Imagem: Lenovo



Segundo a marca, ele é otimizado para entregar um excelente desempenho com o mínimo de ruído e tudo sem esquentar muito. Um dos pontos fortes também são a espessura do aparelho e o seu peso; aproximadamente 2,3kg.
Outro ponto de atenção é a ela Infinita Full HD IPS, que aumenta a visibilidade de mídias com excelente resolução. Equipado com placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1060 com 6GB GDDR5 ou NVIDIA GeForce GTX 1050 com 4GB GDDR5 dedicados, para rodar jogos com a rapidez e qualidade gráfica necessárias para uma boa experiência, além de serem ideais para trabalhos criativos como edição de vídeos e imagens.

Silencioso e não esquenta

É pra não esquentar, hein? O Legion Y530 foi projetado com um sistema de resfriamento otimizado composto por 2 coolers e 4 saídas de ar para suportar o alto desempenho do notebook. O controle térmico adequado permite jogar e trabalhar sem se preocupar com super aquecimento dos componentes, prolongando a vida útil do produto e evitando travamentos no meio de uma partida importante ou conclusão de um trabalho.

Algumas configurações interessantes:

  • USB tipo C
  • Mini Display Port
  • USB 3.1
  • HDMI
  • RJ-45
  • Adaptador AC
  • Kensington Lock
  • USB 3.1
  • Combo audio/microfone
  • USB 3.1
  • Botão de Restauração e Manutenção (Novo Button)

4- Notebook premium

Notebooks com placa de vídeo dedicada ajudam tanto na hora de jogar quanto na hora de tirar o peso do processador para ter uma experiência com menos gargalos, por isso quem trabalha com edição de fotos ou vídeos é super fã de marcas conceituadas como a Apple, que entrega aparelhos com excelentes configurações, porém com preços salgados.

Para quem prioriza o design elegante e também quem está familiarizado com o sistema operacional Mac O, o MacBook Pro é o ideal. Muito usado por designers, publicitários, o MacBook Pro tem um desempenho sem gargalos e uma configuração ótima.

Imagem relacionada
MacBook Pro 2019


Se você quer economizar um pouco, fique atento a atualizações do modelo que deixam as versões anteriores um pouco mais baratas.

O destaque deste modelo é, com certeza, o seu sistema operacional Mac OS, que é plenamente integrado com o hardware, e mantém o bom desempenho mesmo depois de alguns bons anos.

Suas principais características, são:

  • Tela Full HD de 13.3 polegadas
  • Processador Intel Core i5
  • Memória RAM de 8GB
  • SSD de 128GB
  • Placa de vídeo integrada
  • Mac OS Sierra

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Se você ainda tiver alguma dúvida, escreve pra gente aqui nos comentários! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *