Devo comprar um notebook com tela touchscreen?

Tempo de leitura: 2 minutos

Que a tecnologia touchscreen está dominando os aparelhos eletrônicos todo mundo já percebeu, no entanto, há uma tendência que promete movimentar ainda mais o mercado de dispositivos móveis: os notebooks touchscreen. Esse tipo de aparelho pode não apresentar grandes avanços tecnológicos, mas vem chamando bastante atenção dos consumidores  por possuir características parecidas às encontradas nos tablets. Por se tratar de um produto com pouca popularidade, as vantagens e desvantagens desse tipo de aparelho ainda gera bastante dúvida nos usuários. Pensando nisso, apresentamos alguns pontos  positivos e negativos do gadget.

Vantagens

Uma das principais vantagens que o touchscreen nos notebooks é a versatilidade. Os usuários tem autonomia para deixar de usar o mouse e optar por navegar pelo sistema utilizando apenas os dedos na tela. É possível também ajustar o zoom e editar imagens de maneira fácil e rápida.

Para aqueles que precisam utilizar programas de edição de imagem e vídeos, é possível encontrar uma versão do Photoshop e Ilustrator otimizada para esse tipo de produto. As versões podem ser encontradas na Windows Store.

Outro diferencial, é a utilização de telas sensíveis ao toque que contam com o revestimento do Google Glass,um vidro fino, leve e altamente resistente.

Desvantagens

Ao longo de 2013, o preço destes notebook caíram bastante e a tendência é reduzir ainda mais, já que grandes empresas, como HP, Lenovo, Asus, Dell e Sony estão investindo cada vez mais nesses dispositivos. Apesas do grande interesse, o preço dos laptops com tela touch ainda é um pouco alto. Além disso, a manutenção é mais cara quando comparada as telas “normais”, pois ela é formada por painéis touch que não são tão baratos.

Outra desvantagem do notebook, é a falta de programas importantes compatíveis com essa tecnologia.  Apesar da crescente popularidade, esse tipo de laptop ainda não é a realidade no mercado de softwares.

Afinal, devo ou não comprar?

A escolha por esse notebook dependerá da necessidade de cada usuário. Caso o consumidor precise apenas navegar pela internet e realizar atividades básicas, o notebook com tela touchscreen não fará diferença.

Para aqueles que além do uso básico, precisam utilizar o touch para trabalho, estudo e entretenimento, o investimento vale a pena.  Já para os usuários gamers, que utilizam o note para jogo, o note não é  recomendado pois há muitos jogos que não suportam os comandos de toque nos computadores.

2 Comentários


  1. Ou seja : é aconselhável para trabalho e estudos e não para certos jogos que podem não funcionar, e também tem o detalhe de que quem comprar deve ter muita responsabilidade para evitar acidentes com o mesmo por ser uma tecnologia na prática CARA DEMAIS mas como todos sempre tem um mouse no notebook para usar as vezes kk basta só desativar as opções de toque e vira uma “TELA NORMAL” mas é aconselhável sim no fim das contas para todos SE usado com o ajudante mouse 😀


  2. Olá, Julio!
    Agradecemos pela contribuição.
    Vale lembra que o notebook ideal dependerá da necessidade cada um. Por isso, antes de comprar um notebook e avalie suas necessidades e analise se o notebook irá atendê-las.
    Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, confira nossa página no Facebook 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *