Quando saber a hora certa de trocar a bateria do notebook

Tempo de leitura: 2 minutos

As baterias para notebook são cercadas de mitos e lendas. Muitos acreditam que elas “viciam”, deixam de carregar ou funcionar corretamente com a falta de cuidados. A verdade é que podem ser vários os motivos para o desgaste do equipamento.

Mesmo tomando diversos cuidados e utilizando a bateria de maneira correta, ela tem uma vida útil limitada e irá esgotar sua capacidade de carga naturalmente ao longo dos anos. Nesse artigo nós te explicamos como saber que está na hora de trocar a bateria do seu notebook.

Confira nossas dicas:

O Windows avisa o momento de substituir a bateria

O Windows não costuma avisar o nível de desgaste da bateria. Você começa a perceber que a capacidade de armazenamento do componente está diminuindo quando a necessidade de uma nova recarga se tornar cada vez mais frequente. Apenas quando a bateria atinge um nível de armazenamento critico o usuário recebe um alerta.

sem-tc3adtulo2

Esse alerta é apresentado em forma de um X vermelho em cima do ícone da bateria. Ao clique, o Windows informará “Considere a substituição da bateria.” O sistema operacional também poderá informar que há um problema com a bateria, portanto o computador pode desligar inesperadamente, quando a bateria não conseguir segurar carga o suficiente para que o notebook se mantenha ligado.

bateria

Verifique a capacidade da sua bateria

Para descobrir a capacidade da bateria do seu notebook, você pode utilizar ferramentas que forneçam um diagnóstico completo do componente. O Battery Care e o BatteryInfoView são alguns dos programas que fazem isso muito bem. Eles mostram informações importantes como capacidade utilizada da bateria, tensão, nível de desgaste, número de ciclos, data da última calibração, temperatura do componente, entre outras.

Veja um exemplo de tela do BatteryCare:

batterycare-1347272

Calibre a bateria do notebook

Em alguns casos, a bateria não apresenta uma boa performance pois as células estão desniveladas. Dessa forma, as informações obtidas no diagnóstico podem não ser precisas, sendo necessário a calibragem do componente.

Com o procedimento de calibragem, a placa controladora poderá informar a quantidade exata de energia em cada célula, melhorando assim o rendimento do componente. Portanto, antes de descartar sua bateria, realize o procedimento de calibragem. Assista a nosso vídeo com o passo a passo para fazer a calibragem:

Por que o rendimento da bateria diminui?

De acordo com as formas de uso e cuidados dos usuários, as baterias funcionam com a sua total capacidade durante os dois primeiros anos. Após esse período, é normal o desgaste do componente e a necessidade de recargas constantes.

Ao contrário do que muitas pessoas falam, é importante esclarecer que essa necessidade de recarregar o componente não significa que ele está “viciado”, mas sim que sua capacidade de armazenamento está diminuindo. No entanto, há algumas dicas que podem lhe ajudar a minimizar o desgaste da bateria.

Caso realmente seja necessário substituir o componente, acesse o site da bringIT. Nós oferecemos baterias para centenas de modelos de notebook com 8 meses de garantia.

bateria