O notebook não se conecta ao Wi-Fi. Como resolver?

O notebook não se conecta ao Wi-Fi. Como resolver?

Tempo de leitura: 4 minutos

Não existe nada mais frustrante do que problemas com a conexão Wi-fi, seja no notebook, PC ou celular. Existem vários fatores que fazem com que problemas com a rede sejam como o uso prolongado, erros de configuração ou até por problemas alheios, todo aparelho com WiFi está sujeito a inconvenientes na navegação.

Você já tentou alternou o modo avião, desligou o adaptador ou mesmo reiniciou e nada de resolver. O ideal agora é respirar fundo e ter um pouco mais de paciência para encontrar o problema. Abaixo listamos algumas soluções que podem ajudar você, confira:

Comece verificando as coisas simples:

Verifique a tecla FN do seu notebook

Pode parecer bobo, mas por causa das teclas de função, podemos desligar o botão de Wi-fi sem querer. Pois, além das teclas de função, todos os notebooks contam com a tecla “Fn”, que normalmente fica ao lado da tecla com o símbolo do Windows.

Saiba como transformar seu notebook em um roteador Wi-Fi

Ao apertar a tecla “Fn” junto com a tecla de função responsável pelo controle do Wi-Fi (varia de acordo com o modelo, podendo ser na tecla F2, F11, F12), pode acontecer de nós desativarmos a recepção do sinal wireless sem nos atentarmos. Resolver isso é bem simples, basta apertar a tecla “Fn” junto com a tecla de função responsável para ativar a rede Wi-fi novamente.

tecla-rede-wifi-notebook

O notebook está fora do alcance da rede

Em geral, os roteadores apresentam uma curta área de alcance para o sinal de rede wi-fi. Dessa forma, se o notebook está distante ou há muitos obstáculos entre ele e o roteador, pode ser que o sinal esteja fora de alcance.

O ideal é posicionar o roteador de forma estratégica, sem obstáculos próximos, para que a distribuição do sinal ocorra de forma uniforme e alcance uma ampla área.

#dicabringIT: se mesmo bem posicionado o roteador não funciona onde você gostaria, considere investir em um repetidor de sinal. Ele costuma ser mais barato que um segundo roteador e pode resolver rapidinho esse problema.

roteador-livre

Driver desatualizado ou inexistente

Para verificar a condição do seu driver de rede, você deve ir até o Painel de Controle do Windows, acessar a opção “Sistema e Segurança”, depois em “Sistema” e, por fim, na esquerda, em “Gerenciador de Dispositivos”. A janela que abrir vai indicar a condição dos drivers. Se houver algum ícone amarelo com um ponto de exclamação, é por que o driver está desatualizado ou faltando.

Existem algumas formas de atualizar os drivers do notebook, por exemplo, existem programas, como o SlimDrivers ou o Driver Booster, especializados em fazer uma varredura na máquina e não só detectar drivers que precisam ser atualizados, como também  fazer o download e a instalação deles para o proprietário.

Ou, para solucionar isso, você pode acessar o site da fabricante daquele componente e baixar o driver compatível com o seu modelo e versão do sistema.

O primeiro passo é identificar e acessar o site do fabricante do seu notebook. Acesse o site e procure pela seção de Suporte. Uma vez lá, encontre o modelo específico de seu aparelho. Ao encontrar o modelo exato da sua máquina, procure por um seção chamada “Drivers”, que reúne todos os drivers desenvolvidos para aquela máquina. Localize o que se destina a habilitar a placa de rede wireless e baixe aquele driver que é compatível com o sistema operacional que você usa. Como o exemplo da Dell abaixo:

suporte-dell-driver-wifi

Como saber a hora de formatar o notebook?

Alterne o servidor DNS

Se no seu notebook estiver configurado um servidor DNS (Domain Name Server, que significa Servidor de Nomes de Dominio) errado ou se, ainda, o DNS da sua operadora de Internet estiver passando por problemas, basta trocá-lo para resolver o problema.

Para isso, siga estes passos:

Abra o Painel de Controle do sistema, clique em “Rede e Internet”, depois em “Central de Rede e Compartilhamento” e, por fim, em “Alterar as configurações do adaptador”. Agora, clique com o botão direito do mouse na conexão de rede ativa e vá para “Propriedades”. Na janela que abrir, busque por “Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)” e clique em “Propriedades”.

configurar-dns-wifi

Veja os campos para se inserir o DNS preferencial e o alternativo. Coloque o DNS da sua preferência. Recomendamos usar o DNS do Google que é público e costuma ser bem eficiente. Para usá-lo, basta colocar no campo de DNS preferencial os seguintes números: 8.8.8.8 e, no campo de DNS alternativo use o 8.8.4.4. Pronto!

Conseguiu resolver seu problema com a conexão da rede wi-fi? Tem alguma dúvida? Fale com a gente!

A bringIT é um e-commerce de peças e acessórios para notebooks. Conheça nosso site clicando no banner abaixo! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *