Como ver a capacidade de memória RAM do notebook

Como ver a capacidade de memória RAM do notebook

Tempo de leitura: 5 minutos

Quer dar uma turbinada na sua máquina? Antes de comprar uma nova, veja a capacidade de memória RAM que o notebook suporta.

Existem dois fatores principais que devem ser considerados ao atualizar a memória RAM: a capacidade máxima que o notebook suporta e a que o sistema operacional (SO) suporta.

Neste post vamos te explicar certinho como descobrir essas informações!

O que checar antes de atualizar a memória RAM do notebook

  1. A frequência, que é medida em mHz (megahertz),
  2. A interface, que pode ser DDR3, DDR4, DDR5, etc.
  3. A capacidade, que é medida em MB ou GB.

Beleza, até aí, tudo certo. Mas, e como eu sei quantos GB meu notebook suporta? Ou como eu posso encontrar a frequência correta?

Dica: Onde comprar memória RAM? 

Como saber quantos GB o notebook suporta

Antes de tudo, você precisa conhecer melhor a capacidade da sua placa-mãe e do seu sistema operacional. Vamos dar um exemplo para você entender melhor o por quê:

Supondo que você descobriu que o seu notebook suporta até 8GB de RAM, mas o seu sistema operacional é configurado para, no máximo 6GB de RAM. Nesse caso, adicionar 8GB seria desperdício de recursos e dinheiro.

Mesmo que o sistema operacional suporte grandes quantidades de RAM, você ainda estará limitado pela quantidade suportada pela placa-mãe.

O limite principal é a placa-mãe, porque ao não reconhecer a RAM, esta memória não será utilizada pelo sistema operacional.

Entretanto, mesmo que a placa-mãe aceite 8 ou 16 GB de RAM, isso não significa que ela será reconhecida na sua totalidade pelo sistema operacional.

Agora que você já sabe disso, vamos aprender a encontrar essas informações?

Memória RAM 4GB da Crucial
Memória RAM 4GB da Crucial vendida pela bringIT

Como verificar o Sistema Operacional

O sistema operacional Windows têm uma quantidade máxima de RAM suportada. Esse máximo é definido pela arquitetura usada pela sua versão do Windows, que pode ser 32-bit ou 64-bit.

Para verificar qual o tipo de sistema do seu notebook e quanta memória RAM já tem, confira:

Ps: o sistema operacional usado neste tutorial é o Windows 10 Pro. Em outros sistemas Windows, poderá ter termos parecidos, mas fique tranquilo, o sistema é bem intuitivo, não será difícil de achar.

1. Acesse o Painel de Controle

Vá em “Painel de Controle” -> “Sistema” -> “Propriedades do Sistema”;

2. Veja o tamanho da memória

Anote o número mostrado, por exemplo: 512 MB ou 3 GB.

3. Confira se o seu Windows é 32- ou 64-bit

  • 32-bit pode suportar até 4 GB de RAM
  • 64-bit suporta a partir de 4 GB. A quantidade dependerá do sistema operacional.

Veja a capacidade de memória RAM que o notebook suporta

Existem vários programas que podem ser usados para fazer um diagnóstico geral do sistema, informando a quantidade, os tipos e as velocidades de RAM suportadas. Nós vamos mostrar como verificar essas informações usando o Crucial.

Memoria RAM 8GB azul da Memory One
Memória RAM 8GB Memory One vendida pela bringIT

Ferramenta para descobrir a capacidade da memória RAM

Crucial System Scanner

Este é um dispositivo para Windows, Mac OS e Web que permite saber o máximo de RAM suportada pelo notebook/desktop.

O aplicativo gratuito ainda se encarrega de verificar o computador e enviar as informações ao site da Crucial.com.

Veja o passo a passo para saber qual a capacidade máxima de memória RAM que seu notebook suporta:

  1. Clique no botão “Concordo com os termos e condições” para prosseguir com a verificação.
  2. Clique no botão “Verificar meu computador” e selecione “Salvar arquivo” quando solicitado.
  3. Feito o download, acesse a sua pasta de downloads e execute o arquivo baixado. Caso uma mensagem de confirmação apareça, clique em “Sim” para permitir que o aplicativo verifique o seu computador.
  4. Por fim, resta aguardar. O Crucial será carregado com a informação desejada. Pode levar alguns instantes para o seu navegador ser atualizado com os resultados da verificação.

Para fazer a leitura é simples: neste exemplo nós temos um modelo ASUS P8B75-M LX Plus. Ele possui dois slots de memória RAM tipo DDR3, os dois slots estão sendo usados com duas memórias RAM de 4GB cada. 

Sendo assim, se houver interesse de upgrade, esse aparelho suporta até 16GB somando os dois slots.

Aqui, você já vai ter as informações quase completas, certo? Falta só a frequência, e esse é um passo super simples que não precisa de nenhum download.

Como descobrir a frequência da memória RAM no notebook no Windows

Para descobrir qual é a frequência da memória RAM do seu notebook é só seguir esses passos:

  1. Abra o menu “Iniciar” do Windows e digite na barra de pesquisa “cmd”
  2. Em seguida, digite ou cole o comando “wmic memorychip get speed” e aperte em “enter”
  3. Assim, você terá a frequência compatível com o seu modelo de notebook. Neste caso, a frequência da memória RAM é de 1333 mHz.

Aí surge aquela dúvida: “mas, e se eu quiser adicionar uma frequência maior, pode?”

Esse é um assunto um pouco mais complicado, que necessita que você tenha um conhecimento maior nessa área e também depende de ferramentas de leitura de software que falamos anteriormente.

Pronto! Com esse dado você poderá fazer upgrade de memória RAM em seu computador sem imprevistos. Se o seu notebook já está com a capacidade máxima, você não conseguirá adicionar mais memória neste momento.

Leia mais: Como saber qual Memória RAM comprar?

16 Comentários


  1. https://uploads.disquscdn.com/images/ee3f986148351bd013620de654f7d6c078e38632f5f304ab217e0c5bb2614d7e.jpg olá, parece que mudou um pouco a interface do Crucial e não encontro a informação sobre a capacidade de memória ram que meu lap pode suportar. o mais próximo que encontrei foi a informação de que tenho 3.22 GB de memória física e 3.37 GB de memória virtual. em memória física o mostrador vai de 0 a 7.95, e na memória virtual chega a 8.5. será que posso instalar mais 8 GB de ram?


  2. Olá Paulo! Realmente essa interface está diferente. Fiz o download no programa novamente no meu computador, para verificar e apareceu uma interface diferente da sua.
    Sugiro que você siga os seguintes passos:
    1- Acesse esse link http://www.crucial.com/
    2- No quadro cinza de denominado “Two ways to find compatible upgrades” , você terá duas opções para fazer o download , indico que escolha a opção do lado direito ” Crucial System Scanner”, aceite o termo de uso e clique em “download the scanner”
    3- Quando terminar o download, vá na pasta do mesmo, clique com o botão direito em cima do arquivo e selecione a opção executar, é preciso o acesso do administrador.
    4- O sistema perguntará em qual navegador de internet você deseja executar.
    5- Em seguida aparecerá um scaneamento, e o máximo de memória fica o canto superior da tela, por exemplo, desse link http://www.crucial.com/usa/en/scanview/CFA13DC731D926C3 a memória máxima é 16 GB.
    Espero ter ajudado e obrigado pelo contato! Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, confira a nossa página no Facebook https://www.facebook.com/bringitce/ 🙂


  3. obrigado pela dica, consegui identificar a capacidade máxima, que é de 8GB. uma pena, que pretendia estender para 16. valeu!


  4. Isso também me ajudou bastante. Muito obrigado!


  5. Olá Matheus, ficamos felizes em ajudar você. Continue acompanhando nossos conteúdos e caso precise de mais alguma ajuda, conte com a gente! 😉


  6. eu fiz o passo a passo todo exatamente como indicado e quando entrei no site na parte superior nao fui informado do quanto ele suporta,somente falou e o site n tinha memorias compativeis


  7. Ola, gostaria de ajuda para saber quanto de memória ram suporta meu notbook por favor, é um ultrabook asus s46cb com Processador Intel® Core™ i5 3317U.


  8. Gostaria de saber quanto meu Lenovo Intel coreI3-5005u,consegue suportar de ram


  9. Seu artigo me ajudou muito. Preciso comprar um notebook, mas não pode ser tão caro, depois de ler o que você escreveu eu acho que para as atividades que pretendo fazer, esse tanto de memória será suficiente. Tem um da Acer que vi nesse folheto https://www.portafolhetos.com.br/lojas-cem/ofertas-semanais-de-sexta-feira-28-06-2019/ e que me chamou muito a atenção pelo preço bom. Acho que vou apostar nesse produto, dizem que a marca é boa. Agradeço muito também as dicas que você deu aqui. Tudo é muito válido para que possamos fazer as melhores escolhas.


  10. Boa Tarde, eu estou com um problema no note e não consigo ainda entrar nele, e gostaria de saber qual seria o máximo que ele aguenta em memoria ram e processador e se caso seria possível fazer um up o modelo é Toshiba l655-s5161x, e pedindo muito. como vcs fazem para conseguir essas informações?


  11. Olá Bruno, tudo bem? Você pode sim fazer o upgrade de memória RAM no seu notebook. Segundo o manual, seu aparelho possui dois slots para memória, que somados podem suportar até 8GB de RAM! As informações sobre conectividade, upgrade e outros cuidados podem ser encontrados no manual do seu aparelho. Lembre-se sempre de consultar um profissional antes de qualquer procedimento que você não conheça bem, dessa forma não vão restar dúvidas e também vai manter seu notebook funcionando perfeitamente!


  12. Gostaria de saber como verifica a frequência que ela suporta, pois eu vi aqui que suporta até 32Gb meu notebook porém não tem memória compatível. Eu vi manual e disse que até 32Gb DDR4. e meu notebook está isntalado DDR3 8GB de PC4-2666. Então posso colocar qualquer outra frequencia de 16Gb? Pretendo colocar 32Gb ao total.


  13. Marcelo, a DDR4 é uma frequência superior a DDR3. As diferenças visuais são bem pequenas, porém existem; observe bem os slots que você vai notar que eles possuem pentes diferentes e isso faz delas incompatíveis. Se você irá fazer um upgrade de memória na sua placa mãe e no manual indica que ela suporta 32GB no total, você deve optar por duas memórias RAM DDR4 que juntas somem até 32GB ou usar apenas um dos slots com uma memória que chegue até a capacidade máxima indicada. As frequências precisam ser iguais para que não haja um funcionamento irregular dos hardwares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *