Quais ferramentas utilizar na manutenção do notebook?

Tempo de leitura: 4 minutos

Existem algumas ferramentas que são indispensáveis para começar a manutenção em um notebook ou desktop. Se você é um autodidata ou gosta de se arriscar no conserto dos aparelhos, esse artigo vai te ajudar a escolher os itens mais necessários e básicos para dar os primeiros passos.

Atenção: é sempre importante lembrar que aparelhos eletrônicos como notebooks, tablets ou celulares têm componentes sensíveis e qualquer alteração implica em riscos. Se você se sentir inseguro, não hesite em recorrer a uma assistência técnica especializada.

Aqui você verá muito termos como “antiestático” e “descarga eletrostática ou (ESD)”, então vamos te explicar resumidamente por que precisamos tomar muito cuidado com componentes eletrônicos na hora de manuseá-los.

Não existe muito segredo, é basicamente física. É importante entender que a eletricidade estática é uma constante na nossa vida. Ela acontece com o atrito entre objetos e até mesmo com o ar. Sendo assim, mesmo que você não toque em nada, seu corpo pode estar carregado de energia eletrostática apenas por ter saído no vento, por exemplo. 

Quando carregado, seu corpo produz essa energia e ela vai correr para outros componentes assim que houver contato. Por exemplo, sabe quando você toca em algum objeto e leva um pequeno choque na mão? Isso é a descarga eletrostática (que varia entre os 4 a 6 volts) saindo do seu corpo! Ela pode ser apenas um susto ou causar danos permanentes em componentes sensíveis, como uma placa de vídeo ou um processador.

Confira agora a nossa lista de ferramentas que vão ajudar você a fazer uma manutenção básica no seu notebook:

Kit de ferramentas para notebooks, desktops e smartphones

O Kit de ferramentas é a aquisição mais versátil que você pode ter. Ele é bastante completo, composto por várias chaves ou ponteiras que servem para todo o tipo de manutenção, inclusive para as mais específicas de notebooks, celulares, tablets, câmeras e outros equipamentos eletrônicos que exigem precisão.

Os kits podem ser muito diferentes e conter um número variado de peças. Os mais específicos para notebooks, além de conter chaves ou ponteiras Torx, Fenda, Phillips e Pentalobe, as mais comuns para a manutenção, ainda possui outras ferramentas essenciais como a pinça antiestática e a espátula.

Confira todos os itens com mais detalhes: 
Kit de ferramentas para notebook: autonomia para pequenos reparos

Espátula para conserto de notebooks

Usada para fazer a abertura das partes encaixadas da carcaça do notebook, ela é importante pois facilita o processo e ainda garante que nenhum componente seja danificado na hora da manutenção. 

Existem espátulas de dois materiais diferentes: as de plástico e as de metal. Se você é iniciante, recomendamos que utilize a de plástico, por ser mais barata e fácil de encontrar.

Confira um dos nossos vídeos de troca para entender sobre a funcionalidade dela:


Pinça antiestática

Ela é importante para auxiliar no acesso a áreas mais delicadas ou difíceis do aparelho, graças às suas pontas finas. Essa pinça é especial por ter um revestimento em material epóxi que garante que não haja descarga eletrostática e assim não danifique o aparelho.

Pincéis antiestáticos

A função de um pincel antiestático é remover partículas de sujeira de uma placa, garantindo sua proteção através da dissipação de cargas eletrostáticas. A diferença para um pincel comum está no material das cerdas: um pincel antiestático precisa ter cerdas com material sintético para inibir a condução de energia eletrostática. 

Você pode usar o pincel antiestático para a  limpeza de periféricos de computadores (desktop ou notebook) como CPU, memória, placa mãe, placa de vídeo, circuitos de câmeras digitais, celulares, smartphones, tablets, entre outros equipamentos eletrônicos.

Luvas antiestática

De forma geral, o objetivo da luva antiestática é evitar que o campo estático gerado pela roupa e os óleos das mãos alcancem placas de circuitos ou outras peças eletrônicas. Existem diversos modelos no mercado, geralmente produzidas em materiais sintéticos como nylon, látex, nitrílica ou vinil, que facilitam o isolamento e não prejudicam o componente que está sendo manuseado. 

Existem algumas luvas que têm componentes como cobre ou carbono, mas geralmente esse tipo de luva é um pouco mais cara. Por isso, a maioria dos técnicos costuma optar por essas luvas mais baratas que são laváveis ou as de uso único.

E aí, curtiu as nossas dicas de ferramentas?

A bringIT é um e-commerce especializado em notebooks! Conheça nosso site! 😉

Imagem com fundo azul com fotos de um teclado, uma fonte, uma bateria e uma case para notebook com a seguinte frase: Nossa loja virtual tem  o produto que você precisa com um botão escrito "Conheça o site".


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *