Como saber quando devo formatar o notebook?

Como saber quando devo formatar o notebook?

Tempo de leitura: 6 minutos

É difícil quem nunca tenha se deparado com a situação de precisar formatar o notebook. E de fato, existem vários problemas que podem fazer com que a formatação seja a sua única opção. Mas será que todo o problema precisa mesmo desse procedimento? Neste conteúdo nós vamos ajudar você a identificar quando é hora de formatar o seu notebook.

É natural que com o tempo os notebooks costumem apresentar algumas falhas e desgastes que resultam em travamentos, lentidão ou mesmo faça com que seu notebook deixe de funcionar. Os fatores são desde condição de armazenamento, tempo e forma de utilização como pode ser apenas a falta de uma manutenção preventiva, um upgrade de memória RAM ou SSD . Por isso que nem sempre formatar o notebook é a solução.

Para que você consiga identificar quando é necessário fazer a formatação do seu notebook, nós separamos algumas perguntas frequentes referentes a essa dúvida que deixa tanta gente na dúvida. Confira agora!

Como saber quando devo formatar meu notebook? 

notebook com destaque para botão liga desliga modo de espera
A formatação é uma feita geralmente em casos extremos como problemas com vírus ou quando o notebook é antigo.

Formatar um notebook é algo trabalhoso e que exige técnica de quem está realizando. E para evitar a solicitação de um serviço desnecessário é importante saber identificar os fatores que identificam se um notebook precisa ou não desse procedimento.

A formatação basicamente acontece em situações mais críticas como a infestação de vírus ou pane geral, também conhecida como “Tela Azul”. Ela acontece quando o programa detecta um erro do qual não pode se recuperar sem a perda de dados, detectando pontos do sistema que foram corrompidos ou quando a falha no hardware não é recuperável. Resumindo: problemão.

SSD tipo SLC, MLC, QLC e TLC. Qual é a diferença?

Restaurar e formatar tem diferença?

Tem sim! Basicamente, restaurar é um procedimento mais “ameno”, que geralmente é feito antes do mais drástico, que no caso é formatar. 

Na restauração é feito uma espécie de “limpeza” no aparelho, restaurando ele às suas configurações de fábrica. Nesse procedimento o sistema operacional voltará as configurações de fábrica iniciais e os arquivos armazenados no dispositivo serão preservados. Essa opção geralmente é feita em notebooks mais atuais porque basicamente vão deixar o notebook mais ágil.

Já na formatação temos que apagar totalmente o conteúdo do notebook. Isso quer dizer que arquivos, imagens e até o sistema operacional é excluído e precisará ser reinstalado. Então já sabe; tem que lembrar do backup, caso contrário tudo será perdido. A formatação em notebooks com mais de três anos de uso pode ser algo bem mais comum, visto que o notebook já deve ter passado por várias atualizações de sistema ou mesmo tenha trocado de dono nesse período de tempo.

Confira neste vídeo do nosso canal 5 ferramentas que ajudam a testar a velocidade do seu notebook:

Quando formatar o computador?

Dentre as várias razões que levam um notebook a ser formatado, separamos algumas das mais comuns que seria recomendado o procedimento:

  • Detecção de vírus ou sequestro de dados;
  • Venda do aparelho a terceiros;
  • “Tela azul” no sistema;
  • Lentidão excessiva ao utilizar o computador;
  • A restauração da máquina não solucionou o problema
  • Atualizações de sistema que deram errado;
  • Troca de hardware, principalmente HDs e SSDs que costumam ser onde o sistema operacional é armazenado.

Cuidados na hora da formatação do computador

Antes de iniciar a operação para formatar um computador é preciso listar todos os programas necessários. Algumas aplicações são indispensáveis, independentemente de quem for utilizar a máquina: Pacote Office, navegadores, drivers para impressora ou scanner. Com base nas atividades para as quais o computador for destinado, outros programas serão necessários.

Não se esqueça dos sistemas pagos como o Microsoft Windows, por exemplo. Esses programas precisam da reinserção da licença para serem ativados.

Reforçamos novamente a importância de um backup completo de seus dados que além de garantir a segurança de seus arquivos, caso haja algum problema durante a formatação, você poderá utilizar o backup para reiniciar o processo.

Como evitar que meu notebook precise ser formatado?

Como falamos no início do texto, é natural que o seu notebook precise de uma formatação com o passar do tempo. Isso porque mesmo que você instale um bom antivírus e não sobrecarregue seu notebook com muitos arquivos, as próprias atualizações de sistemas operacionais são uma das razões que tornam a formatação necessária. Isso porque conforme os sistemas são atualizados pelos seus fabricantes – na maioria dos casos, em que uma nova atualização sobrepõe uma antiga – os programas acabam deixando “rastros”, que tornam os computadores mais lentos.

Restaurar o computador periodicamente é uma alternativa que pode postergar esse procedimento.

6 maneiras de fazer seu notebook ligar mais rápido.

Quando vale mais a pena comprar outro notebook do que formatar?

Cada vez mais rápido os sistemas operacionais evoluem e trazem funcionalidades mais robustas e úteis para os seus usuários, e para que esse sistema consiga ser suportado, exigem aparelhos que tenham maior processamento. Mas se você ainda não está disposto a investir em um notebook mais potente, você pode postergar essa compra recorrendo a hardwares como HD’s, SSD’s e memórias RAM. Essa medida te dará um tempo considerável até estudar a atualização para uma máquina mais nova.

Posso formatar o notebook em casa?

A formatação de computadores é um processo possível de se realizar por conta própria. Entretanto, esse é um procedimento demorado e trabalhoso. Ele facilmente pode apresentar problemas que um usuário sem conhecimento necessário não será capaz de resolver.

Por isso, o mais recomendado é contar com a ajuda de um suporte técnico de informática. Então, se você não se sente familiarizado com os procedimentos ou não se sente seguro, é recomendado que recorra a um profissional especializado. 

E aí, gostou das nossas dicas? Se tiver mais alguma dúvida, nós vamos adorar responder aqui nos comentários.

A bringIT é um e-commerce especializado em notebooks! Conheça nosso site e nossos produtos clicando no banner abaixo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *