Telas LCD de notebook que recarregam bateria pela luz solar

Tempo de leitura: 2 minutos

Com esta nova tecnologia as telas LCD de notebook que recarregam bateria pela luz solar serão realidade em brave, os equipamentos poderão aproveitar a luz solar ou até mesmo a luz de fundo da tela para gerar energia.

Os engenheiros da universidade de UCLA na califórnia estão desenvolvendo um novo conceito de recarga e reciclagem de energia através de polarizadores fotovoltaicos orgânicos que podem ser alimentado pela luz solar, do ambiente ou a luz gerada pelas próprias telas LCD de notebooks (da sua iluminação interna), sejam elas do tipo LED ou CCFL.

Este sistema poderá ser aplicado em diversos dispositivos como notebooks, celulares, tablets e demais equipamentos portáteis com tela LCD. Ele funciona como um filtro especial que transforma a luz em eletricidade.

“Acredito que esta é uma invenção de mudar o jogo para melhorar a eficiência de displays LCD”, afirma Yang Yang, professora de ciência dos materiais na Universidade da Califórnia Engenharia.

telas LCD de notebook que recarregam bateria pela luz solar
telas LCD de notebook que recarregam bateria pela luz solar

Ilustração do exemplo do polarizador e sua transparência

Nos polarizadores atuais grande parte da energia é perdida, com este novo padrão de polarizadores boa parte poderia ser reaproveitada. Em termos energéticos, as telas de LCD são ineficientes. A fonte de luz traseira chega a responder por até 90% do consumo de energia do dispositivo. Ainda que, em média, 75% da luz emitida nunca chegue aos olhos do usuário, isto porque são barrada pelas moléculas de cristal líquido que respondem pelos pixels que ficam apagados.

“Em um futuro próximo, nós gostaríamos de aumentar a eficiência da energia fotovoltaica com a polarização orgânica e, eventualmente, esperamos trabalhar com fabricantes de eletrônicos para integrar a nossa tecnologia em produtos reais”, diz Yang.

Este projeto ainda deve demorar para ficar disponível no mercado, mas é animador saber que avanços como este estão em fases tão adiantadas de realização.

O que você acha desta tecnologia que vai permitir que telas LCD de notebook que recarrega bateria pela luz solar?

bringit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *