Dúvidas Frequentes

Qual a melhor memória RAM para o seu notebook?

 

Laptop-Memory-Module-970x568

O seu notebook está cada vez mais lento? Uma das soluções mais fáceis e baratas para contornar essa situação e ainda dar um upgrade no seu PC é a compra de mais memória RAM.

No entanto, apesar de se tratar de um procedimento simples, o consumidor deve se atentar a alguns requisitos básicos antes de comprar uma nova memória. Confira este post e entenda qual é a melhor memória para sua máquina.

Quantidade de memória ideal

Antes de achar que “quanto mais melhor”, é necessário avaliar quanto de memória o seu notebook realmente precisa para corresponder suas necessidades.

Memória RAM para notebooks mais básicos

Normalmente possuem até 3 GB. Essa quantidade de memória é ideal para navegar pela web, assistir vídeos no YouTube e utilizar editores de textos (Office). Com pouca memória RAM, é recomendado não “forçar a barra” ao tentar executar múltiplas tarefas ao mesmo tempo.

Em outras palavras, essa quantidade de memória é voltada para realização de tarefas mais básicas que não exigem grande quantidade de memória. Por ser uma configuração mais básica, recomenda-se não executar jogos “pesados”, por exemplo.

A vantagem de ter pouca memória é o custo. Notebooks com pouca memória costumam ser bem mais baratos.

4 GB de memória: quantidade “normal”

Essa é a memória mais comum. Com essa quantidade, você já consegue rodar mais programas leves ao mesmo tempo e abrir um número maior de janelas sem travamentos.

6 GB de memória: desempenho de tarefas mais pesadas

Com essa quantidade de memória, você poderá rodar softwares mais pesados e conteúdo multimídia de alta definição. Para quem gosta de jogos, será possível rodas jogos mais “robustos” sem problemas, pois a memória dará conta. No caso de editores de vídeos, é recomendado 8 GB de memória ou mais.

A partir de 4 GB, a memória já começa a pesar um pouco no bolso do consumidor. Por isso, analise bem se realmente precisa de toda essa quantidade de memória, até porque a quantidade de memória RAM não é o único aspecto que define o bom desempenho do seu notebook, sendo necessário ficar atendo a outros componentes (HD, placa de vídeo e processador).

Qual é a memória compatível?

Além de descobrir a quantidade de memória que você precisa, é necessário descobrir também qual é o máximo de memória que o seu notebook suporta.

Para isso, recomendamos que você busque essas informações no Windows ou utilize algum programa específico. Confira o artigo Como identificar as especificações técnicas do seu notebook, para obter mais informações.

Tipos de memória RAM

Por fim, instale uma memória compatível com o seu notebook. Lembrando que, assim como ocorre em outros componentes, marcas confiáveis podem fazer diferença no desempenho e na durabilidade. Dentre as marcas mais populares de memória RAM para notebook estão Corsair e Kingston.

Existem várias tecnologias de memória no mercado, a mais conhecida é a DDR. O termo DDR vem do inglês Double-Data-Rate (Taxa Dupla de Transferência). A memória DDR permitirá que dois dados sejam transferidos ao mesmo tempo. Outra característica importante do DDR é o recurso “Dual Channel”, que permite ao chipset ou ao processador efetuar uma comunicação com dois canais de memória simultaneamente. Para isso acontecer, você precisa instalar dois pentes de memória idênticos (marca e tamanho).

Atualmente, há no mercado 4 tipos de memória DDR: DDR, DDR2, DDR3 e DDR4.

DDR

Primeira versão do DDR, lançada em 2000. O DDR é pouco utilizada, podendo ser encontrada apenas em notebooks mais antigos.

DDR2

O DDR2 é evolução do modelo DDR. Lançado em 2003, o modelo trouxe melhorias de velocidade, consumo reduzido de energia, além de desempenho térmico aperfeiçoado.

O uso desse tipo de memória está se tornando cada vez mais raro, embora ainda seja possível encontrá-la em notebooks com configurações mais antigas.

DDR3

O DDR3 é o padrão atual, bastaste utilizado nos notebooks mais modernos. Uma das principais vantagens do DDR3 é a taxa de transferência duas vezes maior. Ele foi lançado em 2007 e ainda é considerado o modelo padrão devido à baixa utilização do seu modelo sucessor, o DDR4.

DDR4

O modelo ainda está se difundindo aos poucos entre as fabricantes. Um dos principais problemas para lançar o novo padrão é necessidade de contar com processadores e placas-mãe compatíveis.

A previsão é que o DDR4 seja utilizado em larga escala a partir de 2015.

  • Gostei muito da sinceridade e da verdade sobre a utilização de excesso de RAM. Vou procurar para comprar, assim como um SSD.

  • Lazaro Ferreira

    Muito bem explicado. continue nos dando esse tipo de dicas. Vou observar essa características nas minha próximas próxima compra

  • Ótimo Lazaro 🙂 – Sempre que precisar estamos aqui!!!

  • Nomaca Bian Noma

    HP Pavilion 15 Notebook PC Serial Number 5CD41216ZW Product Number F9U57EA#UUZ

    Operating System: Windows 10 Pro 64-bit (10.0, Build 15063) (15063.rs2_release.170317-1834)
    Language: French (Regional Setting: French)
    System Manufacturer: Hewlett-Packard
    System Model: HP Pavilion 15 Notebook PC
    BIOS: F.70
    Processor: Intel(R) Core(TM) i7-4500U CPU @ 1.80GHz (4 CPUs), ~2.4GHz
    Memory: 8192MB RAM
    Available OS Memory: 8122MB RAM
    Page File: 3392MB used, 6009MB available
    Windows Dir: C:WINDOWS
    DirectX Version: DirectX 12
    DX Setup Parameters: Not found
    User DPI Setting: Using System DPI
    System DPI Setting: 96 DPI (100 percent)
    DWM DPI Scaling: Disabled
    Miracast: Available, with HDCP
    Microsoft Graphics Hybrid: Supported
    DxDiag Version: 10.00.15063.0000 64bit Unicode

    seria possivel colocar 16 Gb de ram neste notebook e isto daria uma melhora no desempenho de gravaçao de audio profissional

  • ozeias dias

    estou precisando comprar uma memoria ram para meu notebook sony vaio pcg41212x e não sei qual memoria é compativel com ele, estou a 5 dias e não acho nada sobre a memoria deste notebook. obs a memoria dele foi roubada em uma assistencia